RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Cuidados necessários ao lançar promoções em clínicas de estética

Publicado em 09/09/2015

   Promoções podem ser uma ótima ideia para a sua clínica de estética, desde que elas sejam bem planejadas. Para isso, é preciso ter o objetivo da ação bem definida, saber divulgar a promoção para o público certo e calcular qual será o impacto nas finanças da empresa. Estes são alguns cuidados essenciais para garantir que a estratégia sejá assertiva, com resultados positivos para o seu negócio. Saiba mais sobre o assunto neste post: Cuidados necessários ao lançar promoções em clínicas de estética

cuidados-promocoes-servicos-estetica

Promoções em sua clínica de estética

   Uma boa promoção é uma excelente estratégia de marketing que ajuda a promover o seu negócio, a atrair novos clientes e a fidelizar frequentadores. É uma maneira de chamar a atenção para novos serviços disponibilizados na clínica, de aumentar o interesse por determinados tratamentos estéticos e de ampliar o número de clientes do negócio em geral. No entanto, é preciso estar atento a alguns elementos essenciais para que a promoção seja, de fato, uma ação eficiente e positiva para a empresa. Confira quais são eles:

Frequência da promoção

   Saber planejar a frequência ideal das promoções é importante tanto para evitar prejudicar as finanças do negócio quanto para não comprometer a credibilidade da clínica. Fazer muitas promoções durante o ano, sem o devido planejamento, pode ter um impacto negativo no caixa da empresa. Além disso, se um tratamento estético está em promoção durante a maior parte do ano, a estratégia perde o efeito e seus clientes passam a enxergar o valor com desconto como o preço real do tratamento.

   O recomendado é escolher datas específicas para lançar a promoção. Datas em que o número de frequentadores diminui na clínica, por exemplo. Se no inverno, o número de limpezas de pele reduz, este é um bom momento para lançar descontos atrativos para este procedimento estético.

Dica: Ao lançar a promoção, é importante que seu término já esteja programado. O prazo máximo para este tipo de ação deve ser de no máximo 30 dias, podendo ser prolongado de acordo com o objetivo a ser alcançado.

Margem de lucro 

   Outro ponto importante a ser levado em consideração neste momento é o impacto financeiro de cada promoção. Para que o resultado não reflita negativamente no caixa da clínica, é essencial calcular o custo que a ação terá para a empresa. Para isso, você deve analisar o quanto cada serviço gera de lucro e o quanto deste valor pode ser dado como desconto em comparação à previsão de retorno financeiro que sua ação promocional renderá a médio/longo prazo. Mais dicas neste post: Quanto devo cobrar pelos meus serviços de estética?

Objetivo bem definido

   Muitas decisões irão depender exclusivamente do objetivo da ação. Para atrair novos clientes, por exemplo, o indicado é colocar em promoção os procedimentos mais vendidos pela clínica. Nesse caso, também é recomendado que a promoção tenha pouco tempo de duração, para que a lucratividade não seja comprometida e para que a oferta seja verdadeiramente atraente. Quando o objetivo é fidelizar clientes, uma boa estratégia é oferecer benefícios para os visitantes mais frequentes e para quem opta pelos procedimentos mais caros. Uma forma de aumentar seus clientes é fazendo parcerias, leia este post: Redes de lojas e estabelecimentos da região: como estabelecer parcerias locais para sua Clínica de Estética ou SPA

   Um bom desconto ou uma cortesia a cada dez sessões, por exemplo. Este é um caso em que o benefício oferecido não precisa ter prazo de validade e pode durar o ano inteiro, já que o objetivo é premiar os clientes mais fiéis do negócio.

   Conhecendo o preço do seu serviço, saberá que poderá reduzir sua taxa de marcação, sem sair no prejuízo. Você tem dificuldade para calcular seu preço? Aprenda com nosso Kit gratuito para você formar o preço da sua clínica, baixe agora:

KIT “Formação de Preço de Serviços de Estética”

ebook-preco-servicos-estetica

Post organizado pela equipe Belle Software: www.bellesoftware.com.br

One thought on “Cuidados necessários ao lançar promoções em clínicas de estética”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️