RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como controlar os turnos de profissionais de estética em uma clínica?

Publicado em 21/11/2015

 controlar os turnos de profissionais de estética

 Sempre de olho na estética e preocupadas em manter uma boa aparência, as pessoas têm procurado cada vez mais por clínicas de estética, que têm que se organizar da melhor forma possível para conseguir atender a essa grande demanda.

Controlar os turnos de profissionais de estética

   Para que não percam tempo e consigam atender a todos, as clínicas precisam ter controle sobre diversos processos, seja exigindo que os profissionais de estética cumpram rigidamente seu horário ou precisando ter jogo de cintura caso algum cliente falte ou se atrase muito. Hoje vamos dar algumas dicas para que você saiba como controlar os turnos de profissionais de estética.

Instrua seu atendente

   O atendente precisa saber como funciona cada procedimento na clínica, para que possa realizar seu serviço sabendo o tempo médio de cada um deles e definindo o melhor espaçamento entre os horários dos clientes. Isso evita que os clientes fiquem esperando até depois do horário marcado e também que os profissionais fiquem ociosos caso o tempo de intervalo de um horário para outro seja muito longo.

Organize o intervalo dos funcionários

   Defina o tempo de intervalo dos profissionais, seja para fazerem um lanche ou irem ao banheiro, revezando-os para que a clínica não fique sem profissionais em um horário de alta demanda. Todo trabalhador precisa de um descanso e, dependendo do contrato, é importante que a folga seja cumprida. Além das questões legais, vale ressaltar que um funcionário descansado exercerá seu trabalho com mais cuidado e prazer.

Seja flexível, mas respeite os horários

   É muito comum um cliente ligar dizendo que precisa se atrasar ou querendo mudar o horário — ou, às vezes, simplesmente falta sem deixar aviso algum. Esse tipo de situação precisa ser bem contornada, para que um atraso não prejudique todo o fluxo de atendimentos.

   Defina um prazo máximo, como dez a quinze minutos, para o atraso e, se possível, deixe uma placa em um local bem visível com essa informação. Em dias cheios, diminua esse prazo e sempre avise ao cliente na hora da marcação da consulta. Da mesma forma, os profissionais devem ser pontuais com seus horários, até mesmo como forma de mostrar para os clientes que a clínica realmente cumpre as regras de atraso.

Respeite os demais clientes

   Se mesmo após todas as medidas, o cliente se atrasar, verifique a disponibilidade de outro profissional para realizar o procedimento ou, no caso de ele ter preferência, peça-o que espere até que o profissional requisitado tenha uma folga. Em último caso, sugira reagendar o procedimento para um outro dia.

   Não se pode beneficiar um cliente em detrimento de outros, pois certamente aquele que chega sem atraso terá a impressão — para não dizer certeza! — de que a clínica não é muito organizada ou descumpre as próprias normas.

Evite o ócio dos profissionais de estética

   Faça um revezamento dos profissionais e coloque os novatos para fazer procedimentos em clientes que não tenham preferência por quem cuide de sua pele ou seu cabelo, por exemplo. Passe os procedimentos mais simples para eles e verifique a agilidade e o cuidado de cada um, para que eles possam pegar a prática e ser mais requisitados por outros clientes. O fluxo de funcionários vai girar tão bem quanto o fluxo de clientes, que, aos poucos, vão conhecer e confiar no trabalho dos vários profissionais de sua clínica.

   Uma clínica organizada é mais respeitada e requisitada pelas pessoas, pois se o local é organizado, respeita as regras e os profissionais de estética tratam bem o cliente, certamente oferecerá um serviço com maior qualidade e conquistará mais clientes!

   E sua clínica, como organiza os turnos de seus funcionários? Gostou do nosso post: controlar os turnos de profissionais de estética? Conte para nós aqui nos comentários, queremos saber a sua opinião! E para saber mais sobre como gerir melhor a sua clínica de estética, confira nosso ebook “Agenda para Clínica de Estética: tudo que você precisa saber!”.

One thought on “Como controlar os turnos de profissionais de estética em uma clínica?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️